sexta-feira, 31 de julho de 2009

Oniomania

Navegando pela net descobri uma coisa que se não fosse bizarra seria engraçada.


Sabe, entendo as pessoas quando dizem: vou sair e comprar umas coisinhas. Entendo que faça bem para o teu ego, que melhore teu humor. Normal, todos nós nos sentimos animados quando temos uma peça de roupa ou acessório para inaugurar em uma festa ou em qualquer outra ocasião. O roupeiro se renova, é visto de um novo ângulo, surgem novas possibilidades. Legal mesmo. O problema é quando esse adquirir se torna um vício.

A oniomania, conforme o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, doença daquele que necessita comprar assim como o dependente químico necessita da droga, atinge principalmente as mulheres. Essa doença também surge para aliviar sentimentos de grande frustração, vazio e depressão. Desejo de possuir, de ter poder, que fica reprimido. Ao não conseguir dar vazão ao seu desejo, a pessoa sofre uma enorme pressão interna que a leva à necessidade de possuir coisas novas como única forma de prazer. Comprando, a pessoa sente um alívio dos sintomas, que passado um tempo voltam rapidamente. O efeito do ato de comprar é semelhante ao de tomar uma droga.

Este blog de moda, tema relacionado a cultura, consumo e ao prazer de usar, alerta todas as belas a não fazerem deste ato delicioso que é buscar um estilo de vestir ou ser interfira em sua personalidade a ponto de ocasionar qualquer patologia.


O Gutenberg na Passarela é contra o crack, e contra a oniomania, (compulsão por comprar) também.

Nenhum comentário: