quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Novo, masculino e premiado para o verão 2009

A primeira edição do Prêmio Moda Brasil aconteceu no dia 29 de outubro de 2008. Para o mercado brasileiro é um evento essencial, uma vez que não pára de crescer.

Estilistas brasileiros estão cada vez mais conhecidos e badalados. Não são somente os mini-biquínis e as super-modelos magníficas que estão sendo prestigiados no estrangeiro. Carlos Miele, Alexandre Herchcovitch, Iódice e Rosa Chá, por exemplo, marcaram uma super-presença na Semana da Moda de Nova Iorque, que rolou no início de setembro.

De lá pra cá coleções que têm o verão como enfoque não param de (re)aparecer, como o Claro Rio Summer, e trazem à tona o clima calorento do verão brasileiro - mesmo aqui no sul, o único beneficio do aquecimento global. Por entre essas aparições semi-nuas em passarelas aquáticas com mamães enganadas surge o prêmio e, através dele, nomes ainda desconhecidos nesse mar de criadores.

Ainda em junho, no Rio Moda Hype, abrolhou um nome cheio de ginga e nada de feminismos. R. Groove é a marca de Rique Gonçalves, o afortunado vencedor da categoria Estilista Revelação do Prêmio Moda Brasil 2008.



O bofe, descoladíssimo sem perder a classe, foi estudante de Moda na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, e, desde então, já tinha certeza de que criaria uma marca própria. Só o seu desfile de conclusão de curso ganhou dois prêmios.

Em janeiro deste ano - seis meses depois da formatura - ele já estava com a sua primeira coleção no Rio Moda Hype. São peças masculinas, em alfaiataria e recheadas de recortes com estampas multicoloridas. As possibilidades de um cliente ‘normal’ aderir à suas sugestões são de cem por cento. R. Groove é, definitivamente, moda masculina divertida.



A festa que premiou Rique com R$ 50 mil de incentivo contou com participações sonoras de Maria Bethânia, Roberta Sá e a banda É a Sua Mãe, de Wagner Moura.

Outros premiados foram Reinaldo Lourenço, como melhor Estilista de Moda Feminina; Alexandre Herchcovitch, como melhor de Moda Masculina; Lenny com a Moda Praia; Maria Bonita Verão 2009 faturou o melhor desfile do ano, com direção de Daniela Thomaz; Osklen, ou Oskar Metsvath, teve sua campanha publicitária eleita como a melhor; Raquel Zimmerman e Leo Peixoto fizeram jus ao seu trabalho como modelos e em make&hair, Duda Molinos e Max Weber também arrasaram, como sempre.

Para a próxima temporada, porque os fashionistas já estão no inverno, vamos esperar mais premiados e principalmente mais surpresas de Rique Gonçalves, ou R.Groove, que faz qualquer mulher querer vestir terninho, e sem nenhum conservadorismo!



Reportagem: Gabriela Casartelli
Fotos: Charles Naseh

Nenhum comentário: